Acredito que a felicidade seja algo importante para você e que queira ela sempre presente no seu dia a dia, certo?!
Agora, não sei se você sabe, mas, hoje em dia, existe uma nova ciência dedicada exclusivamente para explorar a felicidade de diversas maneiras e nos fornecer ferramentas práticas para cultivá-la e incorporá-la em nosso dia a dia.
Essa ciência da felicidade é a Psicologia Positiva, fundada por Martin Seligman, no final da década de 90. Desde sua criação, ela tem beneficiado e transformado diversas áreas do saber, inclusive apresentando novos caminhos para tratamento e prevenção de doenças mentais. Enquanto muitas abordagens tradicionais focam diretamente nas doenças mentais e nos problemas pessoais, a Psicologia Positiva nos convida a focar na identificação e nutrição das nossas emoções positivas e forças pessoais (forças de caráter) para que, por exemplo, a prevenção e tratamento de patologias ocorra de uma forma indireta, tornando o processo mais “agradável”.
Para Seligman, a felicidade não é apenas a ausência de tristeza; é a presença de emoções positivas e um profundo senso de realização e significado. Ele nos desafia a explorar nossas forças de caráter, nossas qualidades únicas que deixamos muitas vezes de lado. Essas forças, como a coragem, a criatividade e a gratidão, são como joias que estão dentro de cada um de nós, esperando para serem descobertas e usufruídas.
Uma das pedras angulares da Psicologia Positiva é a identificação e o cultivo dessas forças de caráter. Ao reconhecer e nutrir essas forças, alguns dos benefícios que podemos adquirir são: fortalecimento dos nossos relacionamentos positivos, elevação da nossa resiliência, autoestima, autoconfiança e capacidade de evitar e resolver desafios mais facilmente.
A Psicologia Positiva nos fornece ferramentas tangíveis para cultivar o bem-estar. Por meio de intervenções simples, como escrever um diário de gratidão, praticar atos de bondade aleatórios ou visualizar nossos objetivos sendo alcançados, podemos treinar nossa mente para se concentrar no positivo e construir um estado duradouro de bem-estar.
E não para por aí! A visão de Martin Seligman sobre a Psicologia Positiva transcende o âmbito individual. Ela também surgiu para revolucionar como conduzimos o desenvolvimento de equipes e empresas. Imagine um ambiente de trabalho onde as pessoas tenham um alto nível de produtividade e engajamento, assim como, uma frequente sensação de felicidade, bem-estar, satisfação, pertencimento, entre outras coisas boas. A Psicologia Positiva oferece uma abordagem eficiente (cientificamente validada) que promove um crescimento saudável, tanto individual quanto coletivo.
Portanto, independentemente de você estar buscando autoconhecimento, desenvolvimento pessoal, profissional ou simplesmente uma vida mais feliz, a Psicologia Positiva sempre tem algum suporte a oferecer. Ela nos convida a abraçar uma vida repleta de significado, a identificar e desenvolver nossas forças interiores, a criar conexões genuínas com os outros e muito mais. A felicidade não é vista como um “sonho a ser alcançado”, mas, como uma escolha de “estilo de vida” diário. E a Psicologia Positiva está lá para iluminar cada passo desse “estilo de vida” extraordinário.
Agora, tenha muito cuidado! A maioria das pessoas que estão por aí falando de “felicidade”, “bem-estar”, “felicidade corporativa”, “liderança positiva”, entre outras coisas, aplicando intervenções e lições por meio de sessões, palestras, workshops, lives, conteúdos em redes sociais e/ou treinamentos, com a promessa de melhorar a vida das pessoas e o clima das empresas; são, na realidade, pessoas que mal entendem o que estão dizendo e com isso, nem imaginam o quanto colocam a saúde das pessoas em risco com suas palavras. Na intenção de lucrar na “onda” crescente da felicidade e bem-estar, repetem qualquer coisa que leem e ouvem por aí, sem verificar a veracidade das informações. E pior ainda! Aplicam técnicas (muitas vezes duvidosas) de maneira irresponsável, que levam a uma felicidade tóxica ou efeitos ainda piores para a saúde das pessoas.
Estou há 5 anos trabalhando na área de desenvolvimento humano e organizacional, atuando com responsabilidade e ética, com base nos princípios da Psicologia Positiva; prestando diversos tipos de serviços para ajudar pessoas e empresas a terem uma jornada evolutiva saudável e realmente feliz. Sei o quanto esses falsos “gurus” e “autoridades” do bem-estar podem comprometer a saúde das pessoas que os seguem (não só por ter visto e ouvido vários casos, como por ter sentido na pele as consequências disso); por isso, resolvi fazer esse texto para trazer algumas informações sobre a Psicologia Positiva e esse alerta para você não colocar sua preciosa saúde em risco.
Obrigado por ter dedicado parte do seu precioso tempo para ler esse texto, até aqui. Caso você quiser conversar sobre o assunto, tirar alguma dúvida ou tiver interesse em obter suporte profissional, através dos meus serviços de atendimento online, te convido a entrar em contato diretamente comigo, clicando no botão abaixo ou escolhendo uma das opções disponíveis no rodapé dessa página. Até breve!
Sobre o autor:
Patrick V. Faria é mestre em Psicologia Positiva aplicada ao Desenvolvimento Humano e Organizacional; e especialista em Fundamentos da Psicologia Positiva pela University of Pennsylvania. Também é o fundador, CEO e assistente de atendimento ao cliente da Perflowence — Desenvolvimento Humano Saudável.